sábado, 30 de novembro de 2024

O valor da empatia



Bom Dia! Acordando aos poucos... Como é maravilhoso sentir a vida e agradecer ao Criador... Que seja um dia intenso e alegre... Sejamos disponíveis para acolher a graça de Deus... Feliz dia! “Acontece que as pessoas têm dificuldades de se colocar no próprio lugar. Quem dirá no lugar do outro.”  A vida é um dom extraordinário. Somos um universo de possibilidades. A convivência supõe que cada qual tenha um largo conhecimento de si mesmo e uma suficiente abertura para colocar-se no lugar do outro. Mas o cotidiano nem sempre é marcado pela humildade. É curioso perceber como, muitas vezes, temos dificuldade de olhar para dentro de nós mesmos, de compreender nossas próprias dores, limites e necessidades. Como, então, poderíamos nos colocar no lugar do outro, enxergar com seus olhos e sentir com seu coração? A empatia exige de nós um movimento duplo: primeiro, mergulhar em nossas próprias emoções e aceitar quem somos, e depois, abrir espaço para acolher o outro em sua totalidade. Não é um exercício fácil, mas é profundamente transformador. Colocar-se no lugar do outro não significa abandonar quem somos, mas compreender que todos carregam histórias, lutas e esperanças que desconhecemos. É reconhecer que o mundo não gira apenas ao nosso redor e que, ao ampliar nosso olhar, ampliamos também nossa humanidade. A empatia não anula nossas dores, mas nos ensina a coexistir com as dores do próximo, criando uma rede de compreensão e cuidado que nos fortalece como comunidade. A falta de empatia é uma barreira que nos isola. Nos fechamos em nossas certezas e julgamentos, incapazes de perceber a beleza e a complexidade da experiência humana que nos cerca. Mas, quando nos permitimos esse olhar generoso, percebemos que as diferenças nos enriquecem, que as histórias dos outros nos ensinam e que o amor ao próximo é a força que nos une em nossa diversidade. Reconhecer as próprias emoções é o primeiro passo para construir um mundo mais acolhedor. Quando o olhar se abre para o outro, nasce uma convivência mais generosa, onde julgamentos dão lugar à compreensão e o amor se torna o elo que conecta as diferenças. Que pequenos gestos de empatia possam florescer, transformando relações e fortalecendo laços de solidariedade.

[07:39, 30/11/2024] Sudario Eu: Bom dia!!! Momentos bons e difíceis fazem parte da vida. Você tem o direito de ser feliz e se realizar, de se sentir capaz, forte e com seus sonhos realizados, por isso não desista de correr atrás de tudo aquilo em que acredita! O caminho é sempre o mesmo: continuar. Dê o seu melhor todos os dias, mesmo que esteja difícil, mesmo que seja complicado! Abençoado final de semana!

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Bom dia!!!

 A vida é uma grande jornada, e nossa missão é fazer dela nossa melhor aventura. No entanto, o importante é também entender que quanto mais difícil a superação, maior é a solidez, a evolução e as conquistas que temos. Tudo vale a pena. Não podemos desistir de seguir vivendo e trabalhando. Otimo dia e confie no tempo de Deus, pois todo momento de espera é tão importante quanto o da conquista!

Sábio mestre



Há muito tempo atrás, havia um mestre que vivia junto com um grande número de discípulos em um templo arruinado. Os discípulos sobreviviam através de esmolas e doações conseguidas numa cidade próxima.

Logo, muitos deles começaram a reclamar sobre as péssimas condições em que viviam.
Em resposta, o velho mestre disse um dia: - "Nós devemos reformar as paredes do templo.

Desde que nós somente ocupamos o nosso tempo estudando e meditando, não há tempo para que possamos trabalhar e arrecadar o dinheiro que precisamos.Assim, eu pensei numa solução simples".
Todos os estudantes se reuniam diante do mestre,ansiosos em ouvir suas palavras.

O mestre disse: - "Cada um de vocês devem ir para a cidade e roubar bens que poderão ser vendidos para a arrecadação de dinheiro. Desta forma, nós seremos capazes de fazer um boa reforma em nosso templo".

Os estudantes ficaram espantados por este tipo de sugestão vir do sábio mestre. Mas, desde que todos tinham o maior respeito por ele,não fizeram nenhum protesto.O mestre disse logo a seguir, de modo bastante severo:

- "No sentido de não manchar a nossa excelente reputação, por estarmos cometendo atos ilegais e imorais, solicito que cometam o roubo somente quando ninguém estiver olhando. Eu não quero que ninguém seja pego".
Quando o mestre se afastou, os estudantes discutiram o plano entre eles.

- "É errado roubar", disse um deles."Por que nosso mestre nos pediu para cometermos este ato?"
Outro respondeu em seguida: - "Isto permitirá que possamos reformar o nosso templo, o que é uma boa causa".

Assim, todos concordaram que o mestre era sábio e justo e deveria ter uma razão para fazer tal tipo de requisição. Logo, partiram em direção a cidade, prometendo coletivamente que eles não seriam pegos, para não causarem a desgraça para o templo.

- "Sejam cuidadosos e não deixe que ninguém os veja roubando", incentivavam uns aos outros.
Todos os estudantes, com exceção de um, foram para a cidade. O sábio mestre se aproximou dele e perguntou-lhe:

- "Por que você ficou para trás?". O garoto respondeu: -"Eu não posso seguir as suas instruções para roubar onde ninguém esteja me vendo. Não importa aonde eu vá, eu sempre estarei olhando para mim mesmo.
Meus próprios olhos irão me ver roubando".

O sábio mestre abraçou o garoto com um sorriso de alegria e disse: - "Eu somente estava testando a integridade dos meus estudantes e você foi o único que passou no teste!" Após muitos anos, o garoto se tornou um grande mestre.

O errado sempre será errado, e mesmo que ninguém veja os olhos de nossa consciência estará nos vigiando.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Bom dia!!!

Seu único limite é você! Ultrapassar os limites da vida pode parecer um desafio muito grande, mas saiba que o segredo para vencê-los está dentro de você! Agora é o momento de você elevar as expectativas e dar tudo que tem no coração. Que tudo seja perfeito neste novo dia! Otima quarta-feira e que Deus nos abençoe e nos proteja sempre!

A arte de saber deixar de lado


Dizem que esta história foi contada no dia da comemoração das bodas de ouro de um casal.


Cercada pelos filhos, netos e bisnetos, a esposa foi indagada sobre o segredo de um casamento longo e feliz. Com um olhar carinhoso em direção ao marido, ela respondeu:

- No dia do casamento, resolvi fazer uma lista dos dez defeitos de meu marido, os quais, por amor a ele, eu deixaria de lado. Imaginei que poderia conviver com um mínimo de dez defeitos.


Uma convidada pediu-lhe para mencionar um dos defeitos que ela resolvera deixar de lado. O marido olhou para a esposa um pouco constrangido por ter suas falhas e pontos fracos revelados diante de um grupo de pessoas. No entanto, sua esposa respondeu delicadamente:

- Para lhe dizer a verdade, querida, nunca me preocupei em fazer a tal lista. Todas as vezes que meu marido fazia alguma coisa que me deixava furiosa, eu simplesmente dizia a mim mesma: Para sorte dele, este é um dos dez!


Até mesmo os amigos e cônjuges mais dedicados passarão de vez em quando por tempestades em seus relacionamentos. Alguns problemas valem a pena ser mencionados para que tenham uma solução. Outros não valem a pena ser discutidos. Com o tempo, as questões de menor importância tendem a desaparecer com o vento, sem necessidade de passar por uma "ventania".


A arte de ser sábia é a arte de saber o que deixar de lado.

[07:35, 27/11/2024] Sudario Eu: Bom dia!!! Seu único limite é você! Ultrapassar os limites da vida pode parecer um desafio muito grande, mas saiba que o segredo para vencê-los está dentro de você! Agora é o momento de você elevar as expectativas e dar tudo que tem no coração. Que tudo seja perfeito neste novo dia! Otima quarta-feira e que Deus nos abençoe e nos proteja sempre!

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Bom dia!!!

 Nunca permita que algum obstáculo impeça você de voar, sua esperança de florir e seus sonhos de serem concretizados. Nunca desanime perante uma tentativa falhada, um erro no seu caminho, o medo perturbante. Se isso estiver acontecendo, lembre-se que no seu coração existe a coragem e na sua mente a determinação que precisa. Use essas armas a seu favor e conquiste a vitória que deseja. Ótima terça-feira!

O dia de hoje

 Certo dia, um professor estava aplicando uma prova e os alunos, em silêncio, tentavam responder as perguntas, com certa ansiedade, dentro do tempo estabelecido.

Faltavam uns quinze minutos para o encerramento do prazo, quando um jovem levantou o braço e pediu:

Professor, pode me dar uma folha em branco?

O professor levou a folha até ele e lhe perguntou por que queria mais uma folha.

Eu tentei responder as questões - disse o rapaz - rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e quero começar outra vez.

Apesar do pouco tempo que faltava, o professor lhe deu a folha em branco e ficou torcendo por ele.

A atitude do aluno causou simpatia àquele professor que, tempos depois, ainda se lembrava do episódio.

* * *

Como aquele aluno, nós também recebemos de Deus, a cada dia, uma nova folha em branco. Muitos de nós só temos feito rabiscos, tentativas frustradas e uma confusão danada...

Outros apenas amassamos essa nova página e a jogamos na lixeira, preferindo a ociosidade, gastando o tempo na inutilidade.

Talvez hoje seja um bom momento para começarmos a escrever, nessa folha em branco, uma história diferente, visando um resultado mais feliz.

Assim como tirar uma boa nota depende da atenção, do estudo e do esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção e da dedicação de cada um.

Não importa qual seja nossa idade, nossa condição financeira, nossa crença religiosa. Tomemos essa página em branco e passemos nossa vida a limpo.

Escrevamos, hoje, um novo capítulo, com letras bem definidas e sem rasuras. E o principal: que todos possam ler e encontrar lições nobres, exemplos edificantes.

Não nos preocupemos em tirar a nota máxima, ser o primeiro em tudo. Preocupemo-nos, apenas, em fazer o melhor que pudermos.

Pensemos que, mesmo não tendo pedido, Deus nos ofereceu uma outra folha em branco, que é o dia de hoje.

Então, não nos permitamos rabiscar ou escrever bobagens nela. Não a desperdicemos.

Aproveitemos e escrevamos um capítulo feliz na nossa história.

Usemos palavras como dignidade, amizade, fraternidade, esperança e fé.

Assim, ao terminar de escrever esse novo capítulo da nossa vida, não precisaremos reescrevê-lo, nem amanhã, nem depois, em tempo algum, porque foi redigido com nobreza e sabedoria.

* * *

Aproveitemos este dia. Amemos, sem restrições, sem ver defeitos ou tristezas.

Conjugar o verbo amar é escrever uma história feliz.

Não esperemos que a prosperidade e o bem-estar caiam do céu milagrosamente, sem qualquer esforço.

Tudo exige o preço da conquista, da busca, da participação.

São muito potentes os talentos de que dispomos, ainda não explorados pelo nosso pensar e sentir. Muitas são as nossas possibilidades de crescer e conquistar o que mais queremos ou precisamos, chegando à felicidade.

Basta que não amassemos, nem rabisquemos, de forma inconsequente, essa página em branco, chamada hoje.

Pensemos nisso!

sábado, 23 de novembro de 2024

Bom dia!!!

Em vez de simplesmente lamentar seus erros, aprenda algo com eles e recomece uma nova vida. É verdade que não é fácil seguir em frente quando as coisas acontecem ao contrário do que esperávamos, mas está nas suas mãos mudar essa situação. Aceite suas imperfeições, compreenda que é normal por vezes você não tomar as melhores decisões. Esqueça o que já faz parte do passado focando apenas no que espera conseguir no futuro. Ótimo final de semana!

Um Cara Muito Calmo



"Luiz é o tipo de cara que você  gostaria de conhecer".


 "Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo  de positivo para dizer".


 


Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a  resposta seria logo:


 


"Ah.. Se melhorar, vira FESTA!".


 


Ele era um gerente especial em um restaurante, pois  seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.


 


Ele era um motivador nato.


 


Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luiz estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação. 


 


 


Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia  lhe perguntei:


 


"Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo".


 


"Como faz isso" ?


 


Ele me respondeu:


"A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo":


 


"Luiz, você tem duas escolhas hoje:


 Pode ficar de bom humor ou de mau humor.


 


Eu escolho ficar de bom humor". 


 


Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher  bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido.


 


Eu escolho aprender algo.


 


 Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar  a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.


 


Certo, mas não é fácil - argumentei.


 


É fácil sim, disse-me Luiz.


 


A vida é feita de escolhas.


 


Quando você examina a fundo, toda situação sempre  oferece escolha.


 


Você escolhe como reagir às situações.


 


Você escolhe como as pessoas afetarão o seu  humor.


 


É sua a escolha de como viver sua vida.


 


Eu pensei sobre o que o Luiz disse e sempre lembrava  dele quando fazia  uma escolha. 


 


Anos mais tarde, soube que Luiz um dia cometera um  erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã.


 


Foi rendido por assaltantes.


 


Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão  tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo.


 


Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.


 


Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e  levado para um hospital..


 


Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de  tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.


 


Encontrei Luiz mais ou menos por acaso.


 


 


Quando lhe perguntei como estava, respondeu:


"Se melhorar, vira FESTA!".


 


Contou-me o que havia acontecido perguntando:


"Quer ver minhas cicatrizes"? 


 


Recusei ver seus ferimentos,  mas  perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do  assalto.


 


A primeira coisa que pensei foi que deveria ter  trancado a porta de trás, respondeu.


 


Então, deitado no chão, ensangüentado,    lembrei  que tinha duas escolhas:


 


"Poderia viver ou morrer".


 


"Escolhi viver"! 


 


Você não estava com medo? Perguntei.


 


"Os para-médicos foram ótimos".


 


" Eles me diziam que tudo ia dar certo e  que ia ficar bom".


 


"Mas quando entrei na sala de emergência e vi a  expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado".


 


Em seus lábios eu lia:


 


"Esse aí já era".


 


Decidi então que tinha que fazer algo.


 


O que fez ? Perguntei. 


 


Bem.. Havia uma enfermeira que fazia


 


muitas  perguntas.


 


Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.


 


Eu respondi: "sim".


 


Todos pararam para ouvir a minha resposta.


 


Tomei fôlego e gritei; "Sou alérgico a balas"! 


 


Entre risadas lhes disse:


 


"Eu estou escolhendo viver, operem-me como um  ser vivo, não como um morto".


 


Luiz sobreviveu graças à persistência dos médicos...  mas sua atitude é que os fez agir dessa maneira.


 


E com isso, aprendi que todos os dias, não importa  como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente.


 


Afinal de contas,


 


"ATITUDE É TUDO".