Louise Brèdy, uma jovem parisiense, foi capaz de identificar com precisão, nada menos, de 210 diferentes perfumes, alguns deles muito parecidos. São Lourenço de Brindes, um capuchinha italiano, sabia de cor, praticamente, o Novo Testamento. Os índios guaranis, na época do descobrimento do Brasil, eram capazes de perceber um pequeno animal a dois quilômetros de distância, apenas aproximando o ouvido do solo. Um bom pescador é capaz de perceber a existência do peixes, apenas olhando a superfície da água. Já um experiente agricultor situa, com precisão, a hora, olhando o sol sua sombra.
Opinião pública exalta estes fatos e outros parecidos como extraordinários. Na realidade estão ao alcance de cada um de nós, de acordo a própria especialidade. Nós, simplesmente, ignoramos nossas possibilidades e ficamos bem distantes de nossos limites. Dizem os pesquisadores que a pessoa comum usa apenas 10% de seu potencial. Isto significa que enterramos 90% de nossas possibilidades.
Um agricultor encontrou um ovo de águia e o colocou para ser chocado por uma galinha. Desconhecendo a própria grandeza, a aguiazinha viveu no fundo quintal com as galinhas. Sua maior preocupação era revirar o lixo à cata de pequenos insetos. À noite instalava-se no ponto mais alto do poleiro, com medo da raposa. Nunca percebeu que poderia ganhar a amplidão dos véus e os picos das montanhas. E assim viveu com apenas 10% - talvez menos- de suas possibilidades.
O Evangelho conta a história de um mercador que, ao viajar, confiou um punhado de talentos, equivalentes a grande quantidade de ouro, a seus empregados. Um deles enterrou os talentos para devolvê-los mais tarde ao patrão. Este ficou zangado porque seus talentos não haviam sido usados Ele chamou o empregado de mau e preguiçoso.
A falta de conhecimento de seu potencial é uma infelicidade da maioria das pessoas. Preferem a preguiça e mediocridade. Acham os 10% suficiente.
A pessoa comum – eu, você, nossos vizinhos – realiza apenas 10% de seu potencial. Vê, apenas 10% da beleza do universo, ouve apenas 10% das harmonias da Criação, realiza apenas 10% de suas possibilidades. Isto significa abrir mão de 90% das riquezas na caminhada da vida. E vive-se uma só vez. Fica alternativa para a escolha: galinha ou águia;
Nenhum comentário:
Postar um comentário