Uma ou duas vezes na vida. Os índios Meskitos, nas Honduras, têm direito de trocar de nome. É uma antiga e sagrada tradição, que eles não pretendem mudar, apesar das confusões acarretadas e dos protestos dos prejudicados. O bom senso manda na tribo e a família sempre fica como está.
Com a mudança de vida, naturalmente, mudam os nomes. É direito de cada um escolher o novo nome, apesar das confusões generalizadas. Os Miskitos, em geral, escolhem nomes de personalidades que estão na mídia ou das propagandas comerciais. Engof, Café Brasil, Melhoral Infantil, Energia Solar, Horóscopo são alguns dos nomes escolhidos e que devem ser levadas a sério.
O Instituto Indigenista de Honduras garante que se trata de um costume ancestral e que não deve ser abolido, apesar dos protestos dos cartórios, bancos e empresas comerciais. Em determinadas ocasiões os Miskitos se livram do passado e assumem novos nomes e, a partir dai, uma vida nova. Na prática significa um novo nascimento, tornando-se isentos de responsabilidade por tudo o que aconteceu na vida anterior. Em sua simplicidade, estes índios ensinam uma grande lição evangélica. A qualquer momento a pessoa pode iniciar uma vida nova, que surge cheia de possibilidades, totalmente aberta aos ideais de cada um. Eles nos ensinam que o erro nunca é definitivo e que a pessoa é sempre maior que o seu pecado..
Em nossa cultura, no cotidiano, a pessoa é marcada para sempre pelo seu erro. Basta um deslize para condenar toda uma existência. A pessoa, quase nunca, recebe uma nova chance e por isso é obrigada a passar o resto da vida com uma marca imutável. Diante da opinião pública, seus esforços são inúteis e recai sobre eles a eterna desconfiança. É o caso do presidiário. Embota tenha terminado a pena e mudado de vida, continuará como pessoa suspeita, não confiável, Ele não consegue emprego, nem credibilidade e não pode reconstruir a própria vida.
Na realidade, cada um de nós tem uma só vida e um só nome. Mas isto não impede de recomeçar uma vida diferente, com novos valores. O Evangelho nos garante que Deus espera ansioso o momento de nos perdoar. O Salmo 50 lembra infidelidade do rei Davi e a atitude de Deus que apaga o seu pecado. Em qualquer dia, o Filho Pródigo pode regressar à casa paterna, sendo recebido com festas pelo Pai. A cada momento é possível recomeçar a vida Deus não tem memória, Ele é só coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário