quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

A vida

 A vida é uma caminhada na contramão do tempo. A pressa é a companheira do primeiros anos. Contrariando nossa ânsia, o tempo anda devagar. Esperamos pelos sete anos, depois começamos a pensar na magia dos 15 anos. Chegar aos 18 é ultrapassar um barreira, cheia de significados. Depois a pressa diminui. 

Olhamos com desconfiança os 30 anos. Depois, com temor, chegamos aos 40, embora tentavam nos consolar: a vida começa aos 40. Um dia nos damos conta: chegamos a meio século. Pior do que isso, os 60 anos, já em clima de aposentadoria. Já conformados, assumimos os 70. Para quem chega lá. O resto é lucro.


Nas últimas décadas, a medicina nos garantiu alguns anos a mais, com o crescimento da expectativa de vida. Por outro lado, nunca como hoje se valorizou a juventude e o corpo. Contrapondo-se a isso surgiu a tentativa de negar a velhice. Criamos expressões novas: terceira idade, melhor idade. E tentamos enganar o tempo, com plásticas e roupas juvenis.

A atitude mais inteligente é não olhar a velhice com óculos escuros, nem com lentes cor de rosa e assumir a idade que temos. Mais uma vez, o Evangelho ajuda a nos situar: “ a verdade vos tornará livres” ( Jo 8,32) Não existem plásticas para a alma.

A história da humanidade mostra que gênios produziram obras-primas antes dos 20 anos. Porém, outros continuaram gênios depois dos 80 ou 90 anos. Há também a grande multidão dos que passaram pela vida numa cômoda mediocridade.

A única maneira de não envelhecer é morrer jovem. Por outro lado, não está escrito que algumas etapas da vida são melhores. Toda a idade pode ter sua primavera.

Tudo acontece no presente. A vida merecer ser vivida integralmente. O licor continua bom até a última gota. Envelhecer é uma arte. Alguns pontos de vista ajudam a caminhada da vida. Pare de falar “no meu tempo”, não cultive o mau humor, interesse se por tudo que o rodeia e assuma as debilidades do presente com tranquilidade. Mais ainda: é preciso olhar para frente, a melhor parte da vida está por vir. Envelhecer é caminhar com passos lentos para casa do Pai. Não guarde para si as experiências positivas. E não esqueça de ser feliz agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário